NOTÍCIAS

Engenheiro agrônomo explica etapas da obra do novo gramado da Arena Castelão

Previsão é que a bola role a partir da segunda quinzena de fevereiro

Após fazer sucesso com o lindo gramado da Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE), a Campanelli agora desembarca na capital cearense.

A empresa de Mogi das Cruzes venceu a licitação pública aberta pelo Governo do Estado do Ceará e já iniciou a reforma completa do gramado da Arena Castelão, localizada em Fortaleza.

“É uma grande honra para a Campanelli ter mais um estádio de Copa do Mundo como cliente. O Castelão terá um dos melhores gramados do Brasil, assim como a Arena Romeirão que hoje é referência no estado. Estamos trabalhando a todo o vapor para estar tudo pronto dentro do cronograma previsto”, explica Miguel Campanelli, sócio-diretor da empresa.

EXCESSO DE JOGOS

A Arena Castelão recebeu 73 jogos oficiais em 2022, mais que Mineirão e Maracanã (65). A média foi de um jogo a cada cinco dias. O estádio cearense foi o estádio que mais sediou partidas de futebol na temporada.

ENGENHEIRO DETALHA

Matheus Ortega, engenheiro agrônomo da Campanelli, detalha como serão as etapas da obra.

1 – Remoção do gramado, remoção da camada de areia de trinta centímetros e remoção da camada de brita, que é o chão drenante de dez centímetros.

2 – Nivelamento da base existente e análise do que já tem. Revisão no sistema de drenagem atual (hoje conta com 1.850 metros de tubulação). Vamos revisar toda essa tubulação e fazer um reforço de 100% do sistema de drenagem, que são mais 1.850 metros de tubulação, totalizando 3.700 metros. O sistema de drenagem será potencializado em 100% da capacidade de escoamento de água, que foi um dos problemas que resultaram em alagamentos em determinados pontos.

3 – Acima desse sistema vai uma camada de colchão drenante de brita de dez centímetros. E acima dessa será reinstalado o sistema de irrigação da maneira como estava. Será realizada algumas correções caso esteja danificado alguma coisa.

4- Será colocada uma camada de areia nova de trinta centímetros que é o novo top soil, com granulometria especifica. Vamos dividir em duas camadas, tanto o top soil como o colchão drenante. O colchão são dez centímetros no total. Os cinco primeiros centímetros são um tipo de brita os cinco centímetros abaixo outro tipo de brita, granometrias diferentes. A brita das valas será outra como se fosse uma escadinha na vala a brita, um acima dela cinco centímetros de brita ¾ acima dessa brita 3/8 formando dez centímetros de colchão drenante.

5 – Camada de trinta centímetros de areia sobre o sistema de drenagem e irrigação será dividido em duas camadas de quinze centímetros. A camada mais baixa de uma areia média-grossa e acima uma camada de areia mais fina, formando toda essa escadinha para que nenhum desses materiais e nenhuma das camadas acabe entrando ou contaminando a camada de baixo, se misturando. Isso forma um colchão drenante gigantesco.

6 – Nivelamento a laser dessa superfície. Todas as camadas são feitas com a nivelação a laser.

7 – Preparo da camada com aplicação de insumos, adubos, corretivos, calcário, matéria orgânica adubos conforme análise.

8 – Início do plantio com GRAMA BERMUDA CELEBRATION, a mais adequada para o clima brasileiro. A maior parte das arenas tem essa grama mais agressiva, que se recupera mais rápido dos danos das atividades esportivas. Será feito o plantio em mudas, pois não traz nenhum solo argiloso de grama da fazenda. O gramado é plantado quase 100% na camada de areia, um benefício para a qualidade e saúde do gramado e vida útil dele. Esse processo demora um pouco mais para a liberação do campo comparado com o rolo, que em 30 ou 45 dias já está pronto. Esse seria em torno de 60 dias. Vamos finalizar o plantio até 15 de dezembro para até 15 de fevereiro ele estar liberado para uso. Nesse período será feito um programa de adubações muito forte e frequente adubações semanais, tanto minerais quanto foleais, controle de pragas, controle de doenças cobertura com areia, cortes e marcação das faixas. Serão 60 dias de trabalho.

ETAPAS

Remoção de todas as camadas do gramado
Verificação dos drenos
Troca da manta de drenagem
Recomposição das camadas de brita e areia
Plantio do gramado
Manutenção

CARD/FICHA TÉCNICA

COMPARTILHE

MAIS NOTÍCIAS

Sem notícias